Você está aqui: Página Inicial / O Município / Turismo

Artesanato

Artesanato

O artesanato do município é nacionalmente famoso por conta de suas rendeiras que chamaram a atenção de estilistas e artistas de renome. Um exemplo, é a conhecida Casa das Rendeiras de Ilha Grande, fundada em 1992 e que já ganhou prêmios nacionais, projetos de renomados estilistas e já teve peça sendo utilizada por ex-primeira-dama do país. Projeto esse, que conta com mais de 60 mulheres associadas, entre mães, filhas e avós, compondo gerações em meio a um trabalho que tem ressignificado o artesanato piauiense e até mesmo a vida delas. Essa força feminina, aliada à força da tradição, constrói um ofício minucioso e delicado que resulta em vestidos, saias, blusas, caminhos de mesa, toalhas, gargantilhas, brincos e uma variedade de outras peças.

Festival do Caranguejo

Festival do Caranguejo

O Festival do Caranguejo caracteriza-se como um evento turístico e cultural do município de Ilha Grande, evidencia a gastronomia local, por meio de pratos a base de caranguejo e destaca-se a cada ano, passando a integrar o calendário de eventos municipal e estadual. Acontece anualmente nos meses de novembro desde 2004, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, com vistas à exposição e comercialização de produtos locais, rodada de negócios, concurso do melhor prato a base de caranguejo, desfile e escolha da Miss Ilha Grande, apresentação de shows artísticos e culturais. Além da realização da regata de canoas no Porto dos Tatus. O Festival do Caranguejo é um dos grandes eventos gastronômicos da região e tem como objetivo promover a organização, capacitação e oportunidades de negócios para os empreendedores de Ilha Grande, vinculados às entidades associativas ou grupos produtivos dos empreendimentos turísticos, artesanais e do extrativismo do caranguejo. O festival é uma realização da Associação dos Catadores de Caranguejos, do SEBRAE e da Prefeitura do Município de Ilha Grande. Atividades com catadores de caranguejos e seus familiares, palestras e realização de minicursos. É um dos principais eventos turísticos da região e fonte de renda para diversas famílias da cidade que, no evento, tem a oportunidade de ofertar a culinária à base de caranguejo.

Festival do Marisco

Festival do Marisco

O Festival do Marisco é um evento de iniciativa das marisqueiras de Ilha Grande – PI. Ao refletirem que faziam diferentes pratos cotidianamente com a utilização do marisco e que muitas pessoas tinham interesse em experimentar, passaram a pensar coletivamente em um momento em que pudessem comemorar e divulgar a sua produção. Assim, no mês de agosto do ano de 2014, surge o primeiro festival que nasceu no próprio bairro onde a maioria das marisqueiras vivem, o Tatus. No I Festival do Marisco foi unida a diversão e o saborear dos pratos feitos com marisco, com a garra de se apresentarem à sociedade. Já no ano de 2015 o evento passou a ter uma maior dimensão, pois tiveram a oportunidade de buscar mais parceiros que proporcionaram ter mais atrações e fez com que os estandes fossem visitados. Durante os dois dias de evento, frequentaram mais de duas mil pessoas que puderam vivenciar a escolha da Miss Marisqueira infanto-juvenil, a dança do boi, bandas locais e ainda feira de artesanato e os deliciosos pratos feitos com marisco. O interessante da festa é que todas as marisqueiras se unem desde a coleta, preparação dos pratos com marisco e a venda com os produtos. Tudo isso em parceria com seus companheiros, filhos e filhas que fazem a festa familiar.

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Pobres

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Pobres

O Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres fica localizado no Centro de Ilha Grande e possui peças de argila de artistas locais que criaram imagens de santos e da Via Crucis para decorar o local. A ideia de construí-lo veio do padre italiano Pedro Quiritti que, com o apoio de outros sacerdotes da Itália, conseguiu trazer da Europa a imagem da Virgem e a colocou no ponto mais alto do Morro da Mariana, em janeiro de 1989. A santa tem sua história ligada à cidade belga de Banneux, onde a menina Mariette Beco teria visto oito aparições de Nossa Senhora, entre janeiro e março de 1930. A Virgem teria dito à garota que bebesse a água de uma fonte e que este líquido seria capaz de curar os enfermos. O santuário de Ilha Grande tem entrada gratuita e está aberto à visitação todos os dias das 7h às 18h. A estrutura tem ainda um mirante, a partir do qual é possível ter uma ampla visão da cidade. Para chegar até ele, é preciso subir 33 degraus, que representam cada um dos anos de Jesus Cristo. O município celebra a santa no mês de julho, sendo este o segundo festejo mais importante, atrás apenas das festas da padroeira Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

O município de Ilha Grande é porta de entrada para o Delta do Rio Parnaíba. Os passeios ao Delta do Parnaíba são obrigatórios para todos os que visitam o litoral do Piauí. A região era habitada por tribos de índios Tremembés e teve o seu primeiro registro feito por um europeu, por meio do navegante Nicolau Resende, ainda no Século XVI. As dezenas de ilhas que se formam na foz do Parnaíba guardam espécies raras de animais como o guará, pássaro de penugem vermelha escarlate, cuja revoada pode ser vista em uma única ilha do arquipélago, sempre no fim da tarde. Há ainda macacos-prego, guaribas, jacarés, cobras, aves migratórias e muitos outros bichos. Além das ilhas, é possível apreciar as dunas e, durante a época das chuvas, uma região conhecida como Lençóis Piauienses, ainda pouco explorada. No Delta do Parnaíba existem vários passeios para se fazer durante sua passagem pela região. Entre eles, estão: Passeio tradicional Delta do Parnaíba, Revoada dos Guarás, Passeio do Cavalo Marinho, Lagoa do Portinho, Ilha das Canárias, Ilha do Caju, Lençóis Piauenses, Porto das Barcas, Praia de Macapá, Praia Feijão Bravo, Praia da Pedra do Sal.

Praia de Pontal

Praia de Pontal

O Município possui as praias do Pontal e de Cotia, praticamente inexploradas. A Praia de Pontal é uma das paradas de quem faz passeio ecológicos ao Delta, que tem saída no porto dos Tatus, localizado em Ilha Grande do Piauí. Suas águas claras e calmas encantam os visitantes, além de possuir condições favoráveis a prática do Kitesurf, esporte radical bastante praticado no litoral Piauiense. Ela faz parte do Delta do Rio Parnaíba (o único das Américas e um entre os 3 existentes do mundo em mar aberto) e encanta pelo encontro das águas do rio com o mar. Uma enorme faixa de areia divide as águas do mar com as do rio. Dependendo da maré, é possível passar de um lado ao outro velejando de Kitesurf. Um excelente espaço para a prática do esporte em meio à natureza. A praia do Pontal encanta pelo seu aspecto desértico e a calmaria que a praia proporciona fascina seus visitantes.

Porto dos Tatus

Porto dos Tatus

Ficando há 20 minutos de carro da cidade de Parnaíba, o Porto dos Tatus (Piauí) é o principal ponto de saída de barcos que fazem o passeio para o Delta do Rio Parnaíba. No local encontram-se bares e restaurantes que ofertam comidas típicas da região. Local de comercialização do caranguejo, é de lá que sai boa parte dos caranguejos vendidos no Litoral do Piauí e Ceará. O nome Tatus deu-se por conta de uma das primeiras famílias que viveram nas imediações do porto e fazia do tatu, animal bastante comum na região, um prato frequente em sua mesa, a partir disso a família passou a ser conhecida como “Tatuzinhos”. Para chegar ao Porto dos Tatus de carro, você deve cruzar a cidade de Parnaíba até o centro, em direção ao Porto das Barcas. Cruze a ponte para a Ilha de Santa Isabel (por cima do Porto das Barcas) e siga reto pela estrada. Siga as placas para o Delta do Parnaíba, virando à esquerda na bifurcação. Você passará no meio de uma pequena vila, apenas siga a estrada principal e vire à esquerda na placa. No final desta rua fica o Porto dos Tatus. Linhas regulares de ônibus saem de Parnaíba em direção ao Porto dos Tatus. O embarque é feito no centro, próximo à ponte do Simplício Dias.