Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Câmara de Ilha Grande disponibiliza portal de notícias, processo legislativo e transparência para controle social

por Editor publicado 29/11/2022 12h17, última modificação 29/11/2022 12h17

Por meio de parceria com o Interlegis (programa do Senado Federal), a Câmara Municipal de Ilha Grande, através  de sua presidente, ver. Cristiane, disponibiliza ao cidadão caraubense, uma série de ferramentas de efetivação do controle social e acompanhamento do trabalho do Poder Legislativo municipal.

Por intermédio da parceria, são disponibilizados, o portal de notícias e sistema de processo legislativo, além de e-mail legislativo (de uso interno da Câmara).

Portal de notícias

O portal de notícias (esse que você navega) permite o acesso do cidadão a informações gerais sobre o Município, como história, dados gerais, potencialidade, dentre outros.

No menu 'A Câmara' você terá acesso a informações de ordem institucional, Estrutura organizacional, Parlamentares, Mesa Diretora, Comissões, Perguntas frequentes, dentre outros. Na parte de notícias, o cidadão será informado, dentre outros, sobre matérias apresentadas e votadas, discussões e temáticas de interesse do município.

Por meio do processo legislativo, será disponibilizado ao cidadão, o acesso e acompanhamento do trabalho legislativo dos vereadores.

Sistema de processo legislativo

Esse sistema, conhecido como SAPL, é considerado uma das ferramentas mais robustas do processo legislativo e utilizada, por centenas de Câmara e Assembleias legislativas, Brasil afora.

Por meio do sistema (que está em processo de alimentação) é possível o acesso à toda a parte Institucional (vereadores, Mesa, Comissões, bancadas, etc), Atividade legislativas (matérias legislativas, sessões plenárias, pautas das sessões, diversos relatórios, etc) e Normas jurídicas (o cidadão terá acesso às leis municipais, ordinárias, complementares, às resoluções, decretos, etc).

Acesso o SAPL

Portal da transparência

A transparência da gestão pública é garantia constitucional e obrigação imposta na Lei de acesso à informação, responsabilidade fiscal, regulamentações TCE, dentre outras. Nesse sentido a Câmara de Ilha Grande, disponibiliza a você cidadão, um portal completo abordando a parte de execução orçamentária e financeira, acesso à informação e portal de serviços, disponibilizados por esse Poder.

Acesse o portal da transparência.

Sabe onde encontrar o acesso a tudo isso?

Aqui, no portal de notícias, que é totalmente integrado, com o sistema de processo legislativo e o portal da transparência.